From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mulheres indígenas de Amambai realizam exames preventivos

09/05/2007

Fonte: MS Notícias



O Programa Saúde da Mulher da Funasa - MS, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Estado vai beneficiar as mulheres indígenas do município de Amambaí com a realização de exames preventivos. A atividade, que está sendo realizada pela equipe multidisciplinar de saúde indígena do Pólo-base de Amambaí, tem o objetivo de prevenir o câncer de colo do útero e outras doenças . A coleta teve início ontem (8) e prossegue até amanhã (10 ) nas aldeias Amambaí e na Taquaperi, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher Cristina Galles, com esse exame pretende-se diagnosticar precocemente alterações no colo do útero, como câncer, e HPV.

Segundo a coordenadora do Pólo-base, a enfermeira Maysa Rodrigues Nascimento, os exames são realizados mensalmente nas mulheres indígenas, conforme a demanda. Quando o resultado é positivo, elas são acompanhadas nos tratamentos e realizam novamente o exame em 15 dias. Caso negativo, o exame é realizado depois de seis meses.

Durante a realização dos exames, as equipes de saúde realizam palestras educativas sobre a importância da ação e os procedimentos para prevenir a doença. "Essa atitude é uma forma de conscientizar a mulher sobre a importância da realização do preventivo", esclarece Maysa.

De acordo com Maysa, são distribuídos brindes às mulheres como forma de incentivar a participação na realização do exame.

O município de Amambaí possui cinco aldeias e conta com uma população estimada em dez mil indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source