From Indigenous Peoples in Brazil
News
Reunião em reserva indígena discute pavimentação da BR-158
15/05/2007
Autor: Raquel Ferreira
Fonte: Gazeta Digital
Entidades governamentais e indígenas se reúnem nesta terça-feira, no Posto da Mata que fica dentro da reserva indígena Marawatsêde.
Participam do encontro representantes do Incra, Fundação Nacional do Indio (Funai),Casa Civil, Sinfra e o DNIT, Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes, para trocar informações e buscar um consentimento entre as partes envolvidas.
Hoje pela manhã houve um entendimento do Governador Blairo Maggi (PR-MT) e lideranças politicas locais para agendar a reunião juntamente com o índios na intenção de resolver o impasse das obras que estão paradas no trecho que liga Ribeirão Cascalheira a Porto Alegre do Norte (1.125 quilômetros de Cuiabá).
A polêmica está no traçado original da rodovia que passa dentro da reserva Indígena Marawatsêde. Dos 130 quilômetros, 51,9 encontram-se dentro da área indígena, protegida por lei federal. Segundo o superintendente do DNIT no estado, Rui Barbosa Egual, a reserva indígena foi criada após a sedimentação do traçado da rodovia, por isso o conflito.
Caso não chegue num consenso, outros dois traçados já foram discutidos. O primeiro é chamado de "Alternativa Oeste" e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu ( 1.200 km a Nordeste de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros.
O segundo traçado é a "Alternativa Leste", que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital), e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.
Participam do encontro representantes do Incra, Fundação Nacional do Indio (Funai),Casa Civil, Sinfra e o DNIT, Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes, para trocar informações e buscar um consentimento entre as partes envolvidas.
Hoje pela manhã houve um entendimento do Governador Blairo Maggi (PR-MT) e lideranças politicas locais para agendar a reunião juntamente com o índios na intenção de resolver o impasse das obras que estão paradas no trecho que liga Ribeirão Cascalheira a Porto Alegre do Norte (1.125 quilômetros de Cuiabá).
A polêmica está no traçado original da rodovia que passa dentro da reserva Indígena Marawatsêde. Dos 130 quilômetros, 51,9 encontram-se dentro da área indígena, protegida por lei federal. Segundo o superintendente do DNIT no estado, Rui Barbosa Egual, a reserva indígena foi criada após a sedimentação do traçado da rodovia, por isso o conflito.
Caso não chegue num consenso, outros dois traçados já foram discutidos. O primeiro é chamado de "Alternativa Oeste" e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu ( 1.200 km a Nordeste de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros.
O segundo traçado é a "Alternativa Leste", que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital), e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.
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