From Indigenous Peoples in Brazil

News

Caciques pedem ao MPF apoio para manter Funai em Amambai

14/05/2007

Autor: Humberto Marques

Fonte: Campo Grande News



Quatro capitães (caciques) de aldeias do sul do Estado seguiram nesta segunda-feira (14 de maio) para Dourados, onde pretendem solicitar apoio do Ministério Público Federal para impedir o fechamento da Delegacia Regional da Funai de Amambai. Segundo o site A Gazeta News, os líderes Rodolfo Ricarte (da aldeia Amambai), Hamilton Lopes (Maracatu, em Antônio João), Assunção Samariego (Porto Lindo, em Japorã) e Jorge Gonçalves (Porto Lindo Piraquá, em Bela Vista) representarão outras 18 aldeias para solicitar a continuidade das ações da Funai amambaiense.

O fechamento da Regional, na visão dos caciques, irá fragilizar o atendimento às comunidades indígenas da região de fronteira. Enquanto um grupo de lideranças buscará auxílio do MPF para a questão, outros líderes de 22 aldeias espalhadas em 12 municípios estão na delegacia da Funai de Amambai, onde aguardam resposta da Superintendência do órgão em Brasília sobre o fechamento da unidade.

A promessa dos líderes é que, caso não haja um pronunciamento da Funai na capital federal, manifestações mais intensas serão realizadas na região - incluindo bloqueios de estradas e rodovias. Tal ação já foi realizada no último sábado (12), quando meia pista da MS-386 (entre Ponta Porã e Amambai) foi obstruída pelos indígenas. A regional da Funai no município é responsável pelo atendimento a 25 mil indígenas das etnias guarani-kaiowá e guarani-ñandeva.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source