From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF/RS participa de reunião para retirar crianças indígenas de semáforos em Novo Hamburgo

16/05/2007

Autor: Leandro Godinho

Fonte: Ministério Público Federal



Menores vendem artesanato em meio ao trânsito de veículos.

O Ministério Público Federal em Novo Hamburgo (RS) participou de reunião no acampamento indígena kaigang em São Leopoldo para discutir a situação de crianças indígenas vendendo artesanato nos semáforos de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Representantes das comunidades kaigang, do Conselho Tutelar de Novo Hamburgo, da Secretaria de Comércio de Novo Hamburgo, da Secretaria de Assistência Social de Novo Hamburgo e do Conselho Tutelar de São Leopoldo também estiveram presentes.

A prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou representação ao MPF/RS relatando que as crianças indígenas estavam expostas a situações de risco com o trabalho em meio ao trânsito de veículos e que a municipalidade disponibiliza espaços para que os indígenas possam comercializar seu artesanato regularmente. Os índios salientam que a venda de artesanatos garante o dinheiro para a compra de material escolar para as crianças das comunidades e para sua própria subsistência, sendo que os espaços hoje existentes não estão sendo suficientes para garantir essas finalidades.

O procurador da República em Novo Hamburgo Júlio Carlos de Castro Jr. se comprometeu a tentar obter recursos junto a órgãos oficiais para a compra de material escolar para as crianças kaigangs, assim como a intermediar a busca de alternativas para a comercialização dos produtos indígenas.

Foi acertado também na reunião que a atuação dos conselhos tutelares com relação às crianças indígenas terá o envolvimento dos próprios kaigangs, por meio de suas lideranças.

Somente a União é competente para legislar sobre os direitos indígenas e a defesa de sua cidadania é competência do Ministério Público Federal, conforme registra o artigo 129 (inciso V) da Constituição Federal: "São funções institucionais do Ministério Público (...) defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source