From Indigenous Peoples in Brazil

News

Agentes de saneamento recebem uniformes no Pólo de Iguatemi

25/06/2007

Fonte: Agora MS



Desde o inicio deste mês, os Agentes indígenas de Saneamento (Aisan) do Pólo-base Indígena de Iguatemi, da Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso do Sul (Core/MS), estão trabalhando uniformizados. Os uniformes são fornecidos pela Core/MS, por meio da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp).

Segundo José Sotolani Ribeiro, supervisor de saneamento do pólo, o uniforme foi adotado, dentre outros motivos, por uma questão de saúde. "Como eles trabalham em contato direto com redes de água e esgoto, a botina que vem com o uniforme impede que eles sejam contaminados", justifica. O vestuário, que foi entregue no começo do mês, é composto de sapato (botina), calça, camiseta, colete, jaleco e boné.

Aldírio Sérgio Rodrigues, da Diesp, informou que todos os Pólos-base do Estado já receberam uniformes para serem entregues aos Aisan.

O Pólo de Iguatemi conta hoje com três Aisan, sendo que um deles atende a aldeia Cerrito, localizada no município de Eldorado, e os outros dois prestam serviços na aldeia Porto Lindo, que fica no município de Japorã.

Dentre outras atribuições, os Agentes Indígenas de Saneamento são responsáveis por operar e manter os sistemas de saneamento implantados nas comunidades indígenas, com vistas à prevenção de doenças e promoção da saúde. "Diariamente os Aisan fazem a manutenção preventiva e corretiva da rede de água e esgoto nas aldeias", ressalta o supervisor.

O Pólo-base Indígena de Iguatemi atende indígenas das aldeias Cerrito e Porto Lindo e dos acampamentos Yvy Katu e Sombrerito, totalizando 4.950 índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source