From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Reserva Indígena já ganhou cinco novas escolas

09/07/2007

Fonte: MS Notícias



Os secretários municipais de Educação, Antonio Leopoldo Van Suypenne e de Governo, Wilson Biasotto, participaram da inauguração da Escola Municipal Indígena Lacui Roque Isnard, na manhã de sábado, na Reserva Indígena de Dourados e enumeraram os benefícios que a Prefeitura levou para as comunidades das aldeias douradenses.

Antonio Leopoldo lembrou que a nova escola, inaugurada no dia do aniversário do prefeito Laerte Tetila, foi o maior presente para a comunidade do Cerrito. "Por iniciativa do prefeito, desde o início de seu mandato, estamos trabalhando para atender bem a comunidade indígena", disse Leopoldo.

Ele lembrou que a Secretaria Municipal de Educação mantém um núcleo de professores indígenas e que, pela primeira vez na história de Dourados, uma professora indígena faz parte do Conselho de Educação. Leopoldo também fez uma homenagem à educadora Renata, que pesquisou, por muito tempo, as comunidades indígenas e contribuiu com a Secretaria de Educação na elaboração de projetos para a Reserva Indígena.

O secretário lembrou que, no primeiro ano da administração do prefeito Laerte Tetila, foi construída a Escola do Panambizinho, moderna, com oito salas de aula; na seqüência, foi reconstruída a Escola Augustinho, que tinha somente duas salas e ganhou mais quatro salas e inaugurada na sexta-feira a quadra de esportes; a Escola Araporã, também foi reconstruída, ficando com oito salas, das três que tinha; a Escola Tengatuí Marangatu vai ganhar mais quatro salas de aula e laboratório de informática e também foram reformadas as escolas Y-Verá e Ibiapina, além da construção da escola no Porto Cambira.

"Todas essas melhorias mostram que o prefeito Tetila enxerga o povo como ser humano, sem distinção de etnia e por isso trouxe tudo de bom para a Reserva Indígena", concluiu Leopoldo, anunciando também a construção de mais uma grande escola, com 10 salas de aula, na Aldeia Jaguapiru.

O secretário de Governo Wilson Biasotto ficou comovido com o número de mães com crianças no colo que participaram da solenidade e ressaltou que aquelas crianças, assim, saudáveis, representam o que é de bom na comunidade indígena. "Basta olhar para cada um para a gente saber que estão alegres, contentes e saudáveis, ao contrário de quem tem divulgado somente notícias ruins dos índios. E quanto os índios estão felizes, nós também estamos contentes", afirmou Biasotto.

Biasotto também lembrou que a Rede Municipal de Ensino atende, atualmente, mais de 26 mil alunos, dos quais 3.500 estão nas escolas da Reserva Indígena, onde recebem educação, saúde e merenda escolar de qualidade.

Segundo Biasotto, nos seis anos e meio de governo do prefeito Laerte Tetila, muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer. "O índio precisa de educação e escola, as crianças, bem alimentadas como estas, vão receber seus uniformes e a comunidade fica mais feliz", concluiu o secretário.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.