From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Prefeitura de Dourados vai preparar terra para índios

30/07/2007

Fonte: MS Notícias



A Prefeitura de Dourados vai iniciar esta semana os trabalhos de preparo de terra para o plantio de culturas de subsistência na Reserva Indígena de Dourados. No sábado pela manhã o secretário municipal de Agricultura Familiar, Ermínio Guedes dos Santos e equipe se reuniram com os índios na Escola Tengatuí Marangatu para ultimar os detalhes dos trabalhos a serem realizados pela Prefeitura nas aldeias Jaguapiru e Bororó.

Para a execução desse trabalho, em uma área agricultável de 1.210 hectares, dos quais cerca de mil serão tombados e gradeados para o plantio de milho, mandioca, arroz e feijão, foram formados 31 grupos, dos quais 19 na Aldeia Bororó e 12 na Aldeia Jaguapiru, responsáveis pelo levantamento dos lotes onde a terra será preparada para o plantio dessas culturas.

Os coordenadores dos grupos foram cadastrados em reuniões realizadas por técnicos da Prefeitura e ficaram responsáveis de cadastrar as famílias que dispõem de áreas agricultáveis em agrupamentos próximos, onde os tratores da Prefeitura vão iniciar os trabalhos esta semana.

Ermínio explicou que a área sob responsabilidade da Prefeitura fica à esquerda da MS-156, entre o limite norte da Reserva Indígena e estrada entre a rotatória e até o final da Aldeia Bororó. As outras duas regiões da Reserva, à esquerda da rodovia e da estrada interna, estão sob a responsabilidade da Fundação Nacional do Índio - Funai.

O objetivo desse trabalho de apoio da Prefeitura de Dourados à agricultura indígena, segundo Ermínio, é ampliar a produção de alimentos e as lavouras de subsistência e venda das culturas, para aumentar a renda das famílias indígenas e reduzir, gradativamente, a entrega de cestas básicas na Reserva.

O trabalho da Prefeitura de Dourados na Reserva Indígena, além do preparo da terra, terá acompanhamento técnico para o plantio das culturas escolhidas pelas próprias famílias e, em alguns casos, a cessão de sementes. Ermínio esclareceu que o compromisso da Prefeitura é o preparo da terra e a aplicação ou não de insumos, ficarão por conta dos agricultores indígenas.

"Vamos realizar o serviço no tempo certo, dispondo de tratores e equipe técnica para atender cerca de 700 famílias estabelecidas nessa área demarcada para os trabalhos da Prefeitura", explica Ermínio, que também fez diversos esclarecimentos aos índios sobre a agricultura e outros investimentos e projetos para a Reserva Indígena.

Ele também ouviu várias sugestões de lideranças e explicou que, para o trabalho das máquinas e técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar, os contatos serão com os coordenadores de grupos e não com as lideranças indígenas. Vários líderes, como Getúlio de Oliveira, Renato de Souza, Sebastião Arce, Laurentino Rodrigues e outros participaram da reunião e concordaram com o secretário.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.