From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF descobre acampamento de garimpeiros em maloca

11/05/2002

Fonte: Folha de Boa Vista-RR



A Polícia Federal descobriu ontem um acampamento possivelmente pertencente a garimpeiros localizado dentro da maloca Boqueirão, no município do Alto Alegre.
Os agentes foram até o local após terem sido chamados pela Funai (Fundação Nacional do Índio), que recebeu a denúncia de invasão na área indígena. Segundo a fundação, quatro pessoas invadiram a área indígena e passaram a noite no local assustando os moradores da maloca.
Quando os policiais federais chegaram na área só encontraram os indícios da passagem dos invasores, que possivelmente abandonaram o local às pressas. Não existia nenhum material de garimpagem, mas havia vestígios de alimentação e fogueiras feitas na área, que é rica em tantalita, minério muito procurado para exploração.
Segundo o assessor de comunicação da Polícia Federal, Fernando César, essa fiscalização em áreas indígenas geralmente é feita pelos próprios índios. "Nós fazemos verificações esporádicas quando somos solicitados, em casos como este, pois a área considerada indígena é muito grande e não é possível verificá-la durante todo o tempo. Quando é verificada alguma invasão atuamos conjuntamente com a Funai", explicou.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source