From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas barram trabalho em lavouras da Funai

18/09/2007

Fonte: Dourados Agora



Um grupo indígena da aldeia Jaguapiru, de Dourados, barrou os trabalhos nas lavouras da Funai. Os funcionários foram obrigados a parar as atividades sob ameaças, e os maquinários permaneceram parados, segundo o chefe da Funai de Dourados, Eliezer Cardoso.

Em entrevista publicada pelo site Douradosagora, Eliezer disse que a comunidade indígena se mostrou favorável a assistência da Funai nas preparações de solo para o plantio e que se surpreende com a atitude do cacique. "O grupo que está agindo contra as atividades está prejudicando muitas famílias que precisam desses trabalhos para produzir. Eles que já estão com as terras prontas querem lucrar em cima daqueles que ainda não tem", disse.

O impasse começou com a denúncia do cacique Renato na última segunda-feira. Conforme ele um funcionário de uma empresa contratada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), estaria utilizando as máquinas para o serviço terceirizado.

Conforme lembra Lucas Paiva Flores, presidente da Associação Indígena Kateguá, a empresa que venceu a licitação teria sido contratada por R$ 40,00 a hora para fazer o serviço que deve tomar 2.400 horas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source