From Indigenous Peoples in Brazil

News

Denúncia de ameaça de morte não procede, diz administrador da Funai

19/09/2007

Fonte: Dourados News



O administrador da Funai, Eliezer Cardoso, disse que não procede a denúncia de que teria ameçado de morte o cacique da aldeia Jaguapiru Renato de Souza.

E com relação às outras reclamações há divergências sobre os fatos. Ele explica que a Funai lançou um projeto piloto, que através de licitação foram terceirizados os serviços de preparo do solo para o plantio de uma área de 2 hectares por família, para a safra 2007. O projeto é um auxílio de plantio para a agricultura familiar, ressaltou Eliezer. A empresa está recebendo 37 reais por hora, num total de 2126 horas de trabalho e prazo de 60 dias para entrega da terra pronta para a comunidade indígena.

Eliezer também explicou porque o presidente regional da Funai, Marcio Pereira, proibiu a utilização da mão-de-obra indígena. Ele alega que os índios só sabem mexer com plantio de soja e que não estão capacitados para o serviço. Eliezer ainda ressaltou que no último projeto de plantio foram gastos R$ 200 mil reais, com um fraco resultado e que agora, o gasto caiu para R$ 100 mil reais, e o trabalho está sendo feito por pessoas qualificadas e que tem metas e prazo determinado para cumprirem.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source