From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Índios da fronteira pedem reabertura da Funai de Amambai

14/10/2007

Autor: Humberto Marques

Fonte: A Gazeta News



Lideranças das etnias indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñhandeva, representando 22 aldeias da região de fronteira com o Paraguai, esperam se reunir nesta segunda-feira (15 de outubro) com o governador André Puccinelli (PMDB) e o senador Delcídio do Amaral (PT), para discutir a retomada das atividades da Administração Regional da Funai no município. O escritório foi extinto em maio deste ano pela Funai de Brasília, que criou a Administração Regional para o Conesul, com sede em Dourados.

A alegação é de que, sem o escritório, 20 mil índios de 22 aldeias da fronteira ficaram sem atendimento. Somente em Amambai, seriam oito mil guaranis-kaiowás, distribuídos em três aldeias. Rodolfo Ricarte, capitão da aldeia Amambai, informou ao site A Gazeta News que a comitiva exporá os diversos problemas enfrentados com a ausência do escritório da Funai no município, que incluiriam aumento dos problemas sociais, criminalidade e falta de assistência à população indígena.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.