From Indigenous Peoples in Brazil

News

Debate acontece amanhã na Aldeia Indígena

09/11/2007

Fonte: DOURADOS NEWS



Com o slogan "Violência nas comunidades indígenas: causas, efeitos e desafios", as Aldeias Indígenas de Dourados, estarão realizando amanhã, um debate das 8h às 16h na Escola Tengatui da Aldeia Jaguapiru. Com o objetivo de construir uma parceria para acabar com a violência, irá participar do evento, a Funasa, Funai, Ministério Público, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, além das lideranças indígenas.

De acordo com o presidente do Conselho de Saúde Indígena, Fernando da Silva Souza, a questão da violência nas aldeias de Dourados "ninguém" quer assumir. "Hoje a violência está matando mais do que a fome em Dourados. Queremos abordar o tema de uma forma global, principalmente, o que está causando a violência. A ausência do Estado em promover a segurança é um tipo de violência. Dentro das aldeias em Dourados, temos 12 mil seres humanos que votam e que têm direitos, mas que estão sendo omitidos pelo Estado", disse Fernando, lembrando que este ano, foram contadas 28 mortes violentas.

Das 9h30 até às 10h, Dr. Zelik Trajber, coordenador técnico da Equipe Multidisciplinar da Saúde Indígena do Distrito de Mato Grosso do Sul, vai realizar a palestra "Violência e seus Reflexos nas Ações da Saúde Indígena". Das 10h até às 10h30, o tema "Segurança Pública em Terras Indígenas no Contexto Atual", será ministrada por um representante do Ministério Público. Das 10h30 até às 11h, o representante da OAB, irá ministrar o tema "Segurança Pública: Dever do Estado, Direito e Responsabilidades de Todos". À partir das 11h, uma mesa redonda com todos os representantes de Dourados, irá discutir o papel de cada um para tentar minimizar a questão da violência nas aldeias. Do meio-dia às 15h, haverá um trabalho em grupo para elaborar o plano de combate à violência e logo após será formada uma comissão para entrega do relatório final para as instituições competentes.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source