From Indigenous Peoples in Brazil

News

Madeireiros e índios em luta contra a Polícia Federal

27/06/2002

Autor: Antônio José Soares

Fonte: Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ



Os madeireiros do sul do Pará envolvidos com a extração ilegal de mogno na reserva caiapó, na localidade de Caxangá, município de São Félix do Xingu, estão armando os índios com rifles e espingardas para enfrentar a Polícia Federal e os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na segunda-feira passada, foram apreendidos sete mil toras de mogno, totalizando 8 mil metros, que deveriam ser levados para Altamira, através do rio Xingu. Os índios se sentiram prejudicados e estão dispostos a defender os madeireiros, de quem se dizem amigos.
Os caiapós argumentam que estão abandonados pela Funai e pela Funasa e que precisam de dinheiro para tocar seus projetos agrícolas, melhorar o atendimento médico e instalar geradores de energia elétrica na aldeia. Por isso, estão dispostos a impedir o resgate do mogno pelos agentes do governo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source