From Indigenous Peoples in Brazil

News

Câmara instalará CPI sobre subnutrição de indígenas

14/12/2007

Fonte: Agência Câmara



A Câmara vai instalar na próxima quarta-feira (19) uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as causas, as conseqüências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas, por subnutrição, de 2005 a 2007. Durante a reunião, serão eleitos o presidente e os três vice-presidentes da comissão.

A CPI foi proposta pelos deputados Sebastião Madeira (MA) e Waldir Neves (MS), ambos do PSDB. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 11.

Problemas recorrentes
Desde 2003, a Câmara discute as condições de saúde e de nutrição dos índios. O assunto foi avaliado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que apresentou relatório detalhado, com diagnóstico e propostas de solução dos problemas detectados, inclusive para as ações de combate à fome. Com a persistência do problema, em 2005, foi criada uma comissão especial para acompanhar o assunto. A comissão realizou cinco audiências públicas na região Centro-Oeste, onde o problema é mais grave, com autoridades federais, estaduais e municipais.

Em 2005, foram confirmadas 17 mortes de crianças indígenas no município de Dourados (MS). Estima-se que haja mais de 600 crianças desnutridas em aldeias daquele estado, correndo risco de morte. Um ano antes, o índice de mortalidade infantil já havia aumentado em 15% nas aldeias do município. A relação, em 2004, era de 64 crianças mortas para cada mil nascidas vivas, enquanto a média brasileira, de acordo o Ministério da Saúde, era de 24 para mil. Em alguns municípios, a situação era ainda mais grave, como em Tacuru, onde a mortalidade entre crianças indígenas triplicou em 2004 (94 mortos para mil nascidos vivos).

Na época, várias entidades reivindicaram a aprovação pelo Congresso do Estatuto das Sociedades Indígenas (Projeto de Lei 2057/91), que atualiza o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73). Na legislatura anterior, também houve a sugestão de se criar uma comissão permanente na Casa para discutir os assuntos indígenas, o que não ocorreu.

Em fevereiro deste ano, a Anistia Internacional divulgou comunicado em que critica o governo de Mato Grosso do Sul e autoridades brasileiras pela suspensão da distribuição de cestas de alimentos aos índios. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o índice atual de desnutrição nas aldeias é de 8%, enquanto no ano passado era de 11%.

Inicialmente, a CPI da Subnutrição de Crianças Indígenas seria instalada em outubro deste ano. A instalação foi adiada, no entanto, devido à falta de consenso sobre os nomes do presidente e do relator da comissão.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source