From Indigenous Peoples in Brazil

News

Impasse com cintas-largas

11/12/2007

Fonte: CB, Brasil, p. 15



Impasse com cintas-largas
Funai negocia a liberação de oficial da ONU, que está retido com mais quatro na Reserva Roosevelt. Índios querem retirar PF da área

Edson Luiz

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, foi ontem à Reserva Roosevelt, em Rondônia, onde índios cintas-largas mantêm cinco pessoas como reféns, entre elas, o oficial do Alto Comissariado da Organizações da Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, o espanhol David Martins Castro. Meira decidiu participar pessoalmente das negociações com as lideranças, depois de o governo brasileiro receber pressões da ONU.

Os índios querem, entre outras coisas, a retirada da Polícia Federal, alegando sofrerem restrições no direito de ir e vir dos moradores. A Reserva Roosevelt é uma das maiores jazidas de diamante do mundo, o que explica a presença de agentes federais na área. Em 2004, 29 garimpeiros foram assassinados pelos cintas-largas, depois de um desentendimento em torno de uma partilha de pedras.

Os índios mantêm os reféns desde sábado, quando o oficial do Alto Comissáriado da ONU entrou no local acompanhado pelo procurador da República Reginaldo Pereira da Trindade e sua mulher, além de dois funcionários da Funai. Até a noite de ontem, não haviam sido concluídas as negociações. Em Genebra, a ONU advertiu que há "grande frustração" na relação dos índios com o governo federal.

CB, 11/12/2007, Brasil, p. 15
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source