From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funasa: Jovem guarani é principal vítima de suicídio

06/01/2008

Autor: Graciliano Rocha

Fonte: Campo Grande News



Dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) mostram que, em 2007, suicídios mataram tanto quanto tiros ou facadas em Mato Grosso do Sul. Segundo a Funasa, 35 índios guaranis tiraram a própria vida - a maioria deles enforcados nas aldeias onde vivem. O número é o mesmo que o de homicídios de indígenas registrados no Estado entre janeiro e outubro do ano passado.
A taxa de suicídios entre os guaranis chega perto de um caso para cada grupo de mil pessoas, algo em torno de 20 vezes a mais a média nacional, de 5,7 para cada grupo de 100 mil habitantes. Na China, o país com a maior média de suicídios no mundo, o índice é de 16 mortes a cada 100 mil pessoas.
O fenômeno da morte entre os índios não é novo e vem sendo registrado há décadas e especialistas o relacionam com a extinção do modo tradicional de vida do povo.
Para o coordenador técnico do Distrito Sanitário Indígena da Funasa em Mato Grosso do Sul, Zelik Trajber, "é uma desproporção muito absurda, o suicídio é um problema de saúde pública e, ao contrário do que acontece com os não índios, o maior número de suicídios não acontece entre os velhos, mas entre jovens guaranis com idades entre 15 e 19 anos, mas já registramos até mais jovens que isso".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source