From Indigenous Peoples in Brazil

News

Juiz entrega 109 registros civis a indígenas; meta é de 3 mil

21/02/2008

Autor: Alcindo Rocha

Fonte: Midiamax



Em cerimônia realizada na manhã de ontem (20), na Comarca de Iguatemi, o juiz substituto Eduardo Lacerda Trevisan entregou os primeiros 109 registros civis aos indígenas moradores das aldeias Sassoró e Jaguapiré, localizadas no município de Tacuru, Comarca de Iguatemi. O evento serviu como lançamento do Projeto Índio - Cidadão Total, em que cerca de 3 mil indígenas moradores de aldeias localizadas na comarca receberão o registro de nascimento. O restante dos registros será entregue nos próximos dias.

O capitão da aldeia, Ansilo Castelão, disse que o registro civil era um sonho antigo de toda a comunidade indígena e agradeceu muito ao Judiciário e ao Ministério Público.

A oportunidade serviu para os indígenas solicitarem ao magistrado da comarca a realização de casamentos dos índios, para regularizar a situação conjugal e dos filhos. O juiz pediu ao capitão da aldeia para fazer o levantamento do número de casais que têm este desejo. A intenção do magistrado é realizar um grande casamento coletivo no dia 19 de abril, Dia do Índio. O representante indígena adiantou que serão mais de 200 casais.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source