From Indigenous Peoples in Brazil

News

Presidente do Creatio vai a Brasília acompanhar liberação de pesquisadores

21/02/2008

Fonte: O Documento



O presidente do Instituto Creatio, Luciano de Carvalho Mesquita, seguiu ainda na manhã desta quinta-feira (21.02) para Brasília para acompanhar na Funai (Fundação Nacional do Índio) as negociações para a liberação dos oito pesquisadores e funcionários da fundação retidos pelos índios ikpeng, da aldeia Moigu, no Xingu.

Os pesquisadores fazem parte da equipe do Instituto Creatio, que foi contratada para fazer os Estudos Sócio-Antropológicos e Ambientais no entorno e dentro do Xingu. Esses estudos são necessários para que a Funai possa definir as compensações em relação à implantação da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Paranatinga II, construída no município de Paranatinga, no entorno do Parque Nacional do Xingu, a cerca de 290 quilômetros de distância, pela margem esquerda do rio Kuluene.

A equipe multidisciplinar é composta por alguns dos mais respeitados pesquisadores do País. O Instituto Creatio é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de Cuiabá e já realizou trabalhos semelhantes em Mato Grosso e em outros estados.

Os pesquisadores foram devidamente credenciados pela Funai para entrar no Xingu, que inclusive designou sua própria equipe, formada pelos quatro servidores funcionários, para acompanhá-los e dar suporte técnico e facilitar na relação com os povos xinguanos.

O trabalho já havia sido desenvolvido no Alto Xingu, mas, ao se prepararem para adentrar no Meio Xingu, os pesquisadores foram retidos. O episódio aconteceu no início na tarde de quarta-feira (20.02).

Os estudos são complementares a outros já desenvolvidos a pedido da Funai e foram contratados pela Paranatinga Energia Ltda., que está construiu a PCH Paranatinga II.

Os índios pedem a presença do presidente da Funai e do representante da Paranatinga Energia no local para liberarem os pesquisadores e funcionários.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source