From Indigenous Peoples in Brazil

News

Prefeita e Eike Batista discutem projeto Porto Brasil

26/02/2008

Autor: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Peruíbe

Fonte: Click Litoral




A prefeita de Peruíbe, Dra. Julieta, esteve nesta quinta-feira, (21), no Rio de Janeiro, participando de reunião com o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX e que pretende construir o Porto Brasil em Peruíbe. Durante o encontro, Dra. Julieta entregou uma carta de intenções a Eike se colocando favorável a construção do complexo portuário.

A prefeita, no entanto, disse a Eike que o projeto ideal é o projeto bom para Peruíbe. "Eu tenho preocupação com as questões ambientais e sociais. Quero transparência na implementação do empreendimento", anunciou Dra. Julieta. "Necessitamos de políticas públicas específicas com envolvimento dos setores comprometidos no sentido de transformar o projeto Porto Brasil, num projeto importante para a região".

Na carta entregue, Dra. Julieta destaca que a Prefeitura é favorável ao projeto, desde que a empresa passe por todas as etapas necessárias. Desde já, a prefeita quer um compromisso da LLX com a cidade, no sentido de colaborar na implementação de melhorias e compensações ambientais e sociais. Para o dia 26 de março, está marcada uma audiência pública, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, no Centro de Convenções, às 17 horas com o objetivo de discutir, junto com a população, os rumos do projeto na cidade.

O objetivo do encontro foi conhecer de perto a empresa e falar diretamente com Eike, que anunciou à prefeita que a empresa vai realizar um trabalho transparente e responsável. "Nós queremos uma aliança com a cidade. Não vamos a lugar algum sem sermos convidados. O projeto Porto Brasil não é importante somente para Peruíbe, e sim para o Brasil. Para que o país continue crescendo num ritmo constante, o porto será de suma importância. O projeto é pioneiro na América Latina e nos deixa muito orgulhosos", disse Eike.

Para Ricardo Antunes, a região tem recebido bem o empreendimento. "O Porto Brasil é a nossa menina dos olhos. A área em Peruíbe foi escolhida por estar próximo ao porto de Santos, ao aeroporto de Itanhaém e por ter acesso fácil à rodovias e ferrovias. A instalação do projeto vai gerar riqueza e receita para a região, sendo possível investir no setor de habitação e na qualidade de vida. O desenvolvimento econômico proporcionado pela nossa empresa, deve estar atrelado ao desenvolvimento social e ambiental. Vamos utilizar mão-de-obra local e para isso teremos de capacitar as pessoas. Além disso vamos implementar um modelo de habitação, a exemplo de São João da Barra, onde estamos investindo num empreendimento. Pretendemos trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Peruíbe, Governo Estadual e Federal.

O deputado Samuel Moreira mostrou preocupação com o crescimento desordenado e o controle do uso e ocupação do solo. Ele destacou a importância da responsabilidade social da empresa. "O projeto é muito positivo para a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, desde que ultrapasse todas as dificuldades". Participaram do encontro também o Deputado Estadual Samuel Moreira (PSDB), responsável pela Frente Parlamentar de discussão do Porto Brasil na Assembléia Legislativa, o líder do Governo na Câmara de Peruíbe, José Ernesto Lessa Maragni Júnior - Zeca da Firenze (PSDB), Silvio Siqueira Júnior, representando a Comissão Municipal Permanente da Bacia de Santos em Peruíbe, além de Ricardo Antunes, presidente da LLX Logística S.A. e dos diretores da LLX, Luiz Alfredo Ozório, Eliane Aleixo, Luiz Eduardo Lima e José Salomão.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source