From Indigenous Peoples in Brazil

News

Relatório alerta para situação dos indígenas

29/02/2008

Fonte: Dourados Agora




Entidade dinamarquesa de documentação dos direitos indígenas denuncia situação das aldeias de MS

O Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas (IWGIA) acaba de encerrar um relatório sobre a situação dos povos indígenas Estado. O documento foi preparado por José Aylwin, assessor da entidade dinamarquesa, que percorreu diversas reservas em Mato Grosso do Sul desde o dia 18 de fevereiro. Entre os problemas diagnosticados está a falta de segurança, persitência de um sistema de tutela discriminatório e a discriminação dos índios no acesso à justiça.

Na manhã de ontem, o pesquisador participou de um debate sobre o trabalho na sede da OAB Dourados. Durante o encontro, Aylwin frisou que a Constituição brasileira é uma das mais avançadas da América Latino assunto. Para o especialista, uma série de fatores faz com que as leis não sejam cumpridas.

Durante dez dias, José Aylwin visitou reservas em Dourados, Panambizinho, Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Japorã. Também entrevistou funcionários da Funai, Funasa, prefeitura de Dourados, Amambai e Ministério Público Estadual e participou de conversas com membros dos povos Guarani/Kaiowa, com o vice-presidente da Funai e representantes do governo estadual e federal.Orelatório é dividido em tópicos
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source