From Indigenous Peoples in Brazil

News

RAPOSA SERRA DO SOL - Deputado critica decisão de Lula em criar grupo informal

16/04/2008

Autor: Carvílio Pires

Fonte: Folha de Boa Vista




Ao saber da decisão do presidente Lula da Silva (PT) de criar um grupo informal para acompanhar fatos que envolvem a reserva indígena Raposa Serra do Sol, o deputado federal Márcio Junqueira (DEM) criticou a iniciativa. Para o parlamentar, o presidente adota uma posição perigosa no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para decidir a questão.

Na avaliação do democrata, o presidente demonstra que desconhece os problemas da Amazônia e especificamente os de Roraima. Para ele, o STF vai analisar a questão baseado em documentos oriundos de variadas correntes. Por exemplo, a posição de católicos e evangélicos, dos militares e de antropólogos, desembocando em decisão favorável ao país, e não em defesa de grupos.

Conforme Junqueira, o presidente criou um grupo de trabalho para "discutir o indiscutível". "Esta é mais uma aberração que a liderança maior deste país tenta impor à sociedade nacional com argumentos vazios ou apaixonados. O presidente já criou grupos de trabalho para discutir a questão fundiária. De nenhum surgiu algo que se materializasse. Agora cria um possivelmente para expressar a vontade do governo e servir de pressão junto ao STF e a comunidade nacional".

O deputado chama atenção para o dinheiro gasto com a operação de retirada de não-índios da Raposa Serra do Sol. Argumenta a compra de 50 pick-ups Mitsubishi novas, enquanto o Exército anda em camionetas fabricadas em 1980. Adquiriram armamentos contra distúrbios que não deverão ser usados, porque não existe confronto com marginais, e sim trabalhadores.

"Mesmo com a operação suspensa, agentes da Polícia Federal recebem altas diárias quase para nada fazer. Enquanto isso, militares destacados em regiões inóspitas ganham um soldo minúsculo. Eu vou questionar os valores gastos e a necessidade dessa mobilização. Os não-índios já declararam que vão cumprir a decisão do Supremo, portanto manter 400 homens em Roraima pagando alimentação e diária, sem contar outros gastos me parece despropósito e desperdício de recursos públicos", avaliou Márcio Junqueira.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source