From Indigenous Peoples in Brazil

News

Câmara poderá acompanhar negociação em reserva indígena

16/04/2008

Fonte: Agência Câmara



O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, anunciou há pouco que a Câmara dos Deputados deve criar uma comissão externa para acompanhar as negociações sobre a retirada de não-indígenas da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Produtores de arroz da área se recusam a sair da área. O anúncio foi feito durante ato, organizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias e por organizações indígenas, para entregar aos presidentes da Câmara e do Senado a Carta Abril Indígena 2008.

Participaram da entrega mais de 800 índios de todas as regiões do País. Eles estão acampados desde o início da semana na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Chinaglia afirmou às lideranças indígenas que o governo já adotou as medidas necessárias e a situação agora não depende mais de medidas legislativas.

Estatuto dos Povos Indígenas

Em relação às reivindicações apresentadas na Carta Abril Indígena 2008, Chinaglia se comprometeu a priorizar a votação do Estatuto dos Povos Indígenas (PL 2057/91 e outras cinco propostas que tramitam conjuntamente) assim que a pauta do Plenário for liberada. Ele lembrou que a proposta já tramita na Câmara há 17 anos. O presidente da Câmara se dispôs a intermediar uma reunião entre as lideranças indígenas e os líderes partidários para discutir apoio para a votação do projeto, caso a mobilização de hoje não seja suficiente.

Além da aprovação do estatuto, estão entre as reivindicações contidas no documento, a adoção de medidas para melhorar o atendimento de saúde a comunidades indígenas por parte da Funasa.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source