From Indigenous Peoples in Brazil

News

Campanha contra barragens no Ribeira aponta omissões no parecer técnico sobre Tijuco Alto

24/04/2008

Fonte: ISA



Organizações que integram a Campanha contra as Barragens no Rio Ribeira de Iguape (SP), produziram documento, coordenado e assinado pelo ISA, com o objetivo de indicar pontos do parecer emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), avaliando a viabilidade da hidrelétrica de Tijuco Alto, que merecem ser melhor esclarecidos , e aspectos levantados por pareceres técnicos independentes que não foram devidamente considerados pelo órgão federal.

Em cumprimento ao acordo feito com a equipe de licenciamento ambiental do Ibama em março passado, um conjunto de organizações que integram a Campanha contra as Barragens no Ribeira apresentou observações e comentários sobre o Parecer Técnico nº 07/2008 - COHID/ CGENE/ DILIC/ IBAMA, que avaliou a viabilidade ambiental da usina hidrelétrica de Tijuco Alto. A maior parte das observações foram apresentadas em documento entregue ao Ibama no dia 18/04.

Nos comentários, vários pontos foram destacados incluindo um parecer do Instituto de Pesca de São Paulo, que aponta o risco de subdimensionamento dos impactos da hidrelétrica sobre a pesca da manjuba em Cananéia e Iguape, questões relativas à segurança da obra, à qualidade da água, ao impacto para as populações que vivem rio abaixo, entre outros. Mas o ponto mais preocupante é a ambiguidade da conclusão final do Parecer Técnico do Ibama que, apesar de reconhecer o impacto que a obra teria sobre cavernas, que seriam inundadas permanentemente, e de considerar que isso não é permitido pela legislação ambiental (art. 2o, Decreto Federal nº 99556/90), não concluiu pela inviabilidade da obra, como seria o correto, apontando a questão como uma "pendência", que aparentemente poderia ser resolvida.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source