From Indigenous Peoples in Brazil

News

Quartiero diz que ONGs incentivam violência entre índios

28/05/2008

Autor: Agência Folha

Fonte: Folha de Boa Vista



O produtor de arroz e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero (DEM), criticou hoje a atuação das ONGs (Organizações Não-Governamentais) dentro das comunidades indígenas. Para Quartiero, existem ONGs que incentivam a violência dos povos indígenas.

"A questão dos índios está mal colocada. Existem ONGs que incentivam a violência dentro das comunidades", disse Quartiero.

Nos últimos dias, índios de diversas etnias vêm realizando uma série de protestos pelo país. Em várias manifestações, os índios reivindicam a liberação de recursos para ONGs ligadas às suas comunidades.

Num outro caso de violência, índios caiapós agrediram com facões o engenheiro da Eletrobras Paulo Fernando Rezende em Altamira (PA), quando fazia uma apresentação sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. A ONG Movimento das Mulheres Trabalhadoras de Altamira, um padre católico e um secretário do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) são suspeitos de comprar facões novos e incitar o ataque.

Suspeito de liderar um ataque contra um grupo de índios que tentavam montar um acampamento dentro de sua fazenda, localizada dentro da reserva Raposa Serra do Sol, Quartiero afirmou que a política indigenista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é prejudicial à paz e incita a violência na região.

Quartiero voltou a pedir a retirada da Polícia Federal da reserva Raposa Serra do Sol e substituição de seus homens por integrantes do Exército.

O prefeito de Pacaraima disse que os arrozeiros estão dispostos a deixar a área se essa for a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que julga em junho uma ação sobre a demarcação das reservas indígenas. No entanto, ele afirmou que independentemente da decisão do Supremo, dificilmente vai haver paz na região.

Quartiero participa hoje de uma audiência das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional; e da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados. Também foram convidados para a audiência os ministros Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Tarso Genro (Justiça), além do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PMDB).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source