From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cinco reféns em aldeia no Maranhão

03/06/2008

Fonte: O Globo, O País, p. 4



Cinco reféns em aldeia no Maranhão
Funcionários da Funai e do Incra são mantidos em poder de cricatis

Jorge Gouveia

Cinco servidores federais são mantidos como reféns desde a última quinta-feira pelos índios cricatis da aldeia São José, no município de Montes Altos (MA). São três funcionários da Funai de Araguaína (TO), Gurupi (TO) e Brasília (DF) e dois do Incra - um de Imperatriz (MA) e o outro de São Luís. O grupo estava fazendo levantamentos fundiários nas terras indígenas.
A situação é tensa na região, às margens da BR-226. Cerca de mil índios da aldeia não concordam com a presença de fazendeiros na região. O administrador da Funai de Araguaína, Cleso Fernandes de Morais, viajou para Brasília e deve se reunir com a direção da Funai e a Polícia Federal para tentar resolver o problema. Os índios exigem do governo federal a indenização e a retirada dos fazendeiros de seu território, além da demarcação das terras e sua consolidação como reserva indígena.
Os cricatis querem também a recuperação de uma estrada vicinal que liga os municípios de Sítios Novos a Montes Altos. Não havia ontem informações sobre as condições e o tratamento dos funcionários da Funai e do Incra, cujos nomes não foram revelados.
A aldeia dos cricatis fica a cerca de 60 quilômetros de Imperatriz. A Funai já prometeu a revisão dos valores das benfeitorias cadastradas, além do levantamento fundiário.
Desocupado prédio da Funai em Passo Fundo
No Rio Grande do Sul, índios caingangues desocuparam ontem o prédio da Funai em Passo Fundo. Eles deixaram o local depois de fazer um acordo com o órgão. Outro grupo, que também bloqueava o trânsito na RS-343, deixou a estrada após o acordo. Na próxima semana, uma comissão de índios deve ir a Brasília para participar de uma audiência com o presidente da Funai e com representantes do Ministério da Justiça. Os índios reivindicam a desapropriação de terras ocupadas por agricultores em Sananduva (RS). Segundo o escritório da Funai em Passo Fundo, existem outras 40 reivindicações de comunidades indígenas no estado.
Especial para O Globo, com G1

O Globo, 03/06/2008, O País, p. 4
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source