From Indigenous Peoples in Brazil

News

Jobim teme conflito na Raposa Serra do Sol, diz OAB

19/06/2008

Autor: Neri Vitor Eich

Fonte: Estadão.com - www.estadao.com.br



BRASÍLIA - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nota informando que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em ofício enviado ao Conselho Federal da OAB, afirmou que o conflito entre índios e arrozeiros na reserva indígena Raposa Serra do Sol (em Roraima) poderá causar "grandes transtornos na região, devidos a interesses conflitantes de grande repercussão." Várias ações sobre o conflito e sobre a demarcação da reserva indígena estão para ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a assessoria da OAB, Jobim, apesar da preocupação, afirma ter "a certeza de que o Supremo Tribunal saberá bem decidir sobre tema tão importante" e que "as autoridades federais, estaduais e municipais estarão unidas em torno de um objetivo comum, ou seja, a paz e a prosperidade naquela região."

O texto da nota lembra que o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, encaminhou correspondência a Jobim em 20 de maio manifestando a apreensão da advocacia com o conflito em Raposa Serra do Sol. Poucos dias antes, integrantes do Conselho Federal da OAB visitaram a região e discutiram a situação com o governador do Estado de Roraima, José de Anchieta Junior, com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Freitas de Meira, e com arrozeirose índios.

Na correspondência a Jobim, Britto solicitou, segundo a assessoria da OAB, que estudasse a possibilidade de enviar tropa do Exército à região para reforçar o contingente policial. Na resposta enviada hoje, o ministro da Defesa diz que, por lei, "o emprego das Forças Armadas em ações de garantia da lei e da ordem compete ao presidente da República e ocorrerá de acordo com requisitos específicos."
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source