From Indigenous Peoples in Brazil

News

Amigo do Índio e UNIGRAN levam alegria a crianças índias

23/06/2008

Fonte: Dourados Agora - www.douradosagora.com.br




A parceria entre o Amigo do Índio e UNIGRAN vem garantindo momentos de alegria e lazer a crianças das aldeias Jaguapiru e Bororó de Dourados. O sábado (21) foi um dia de festa. Pula-pula, ginástica olímpica, futebol, pinturas foram algumas das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de Educação Física e Matemática no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da UNIGRAN, na aldeia Jaguapiru.

Enquanto os alunos preparavam as brincadeiras, crianças vinham chegando da redondeza. As que moravam em áreas distantes, o ônibus da UNIGRAN foi buscá-las em vários pontos das aldeias. Mas o lazer não foi direcionado apenas aos pequenos. Jovens eram atraídos pela música que ecoava no pátio do NAM e logo chegavam para conferir a festa. Em equipe mista de futebol, se divertiam com os acadêmicos.

Maria Tereza Silva levou os dois netos, de 5 e 8 anos, para participar das brincadeiras. O NAM é o único centro de referência em lazer da comunidade indígena e quando abre as portas famílias vem de longe passar a tarde para ver as crianças se divertir e colocar a conversa em dia. "É muito bom, os pequenos se divertem com segurança e eles gostam porque essas brincadeiras oferecidas pelos alunos só tem aqui".

Mais do que um projeto de extensão, a recompensa que os estudantes têm dos finais de semana que passam na aldeia vêm do sorriso das crianças que no final da festa agradecem a "caravana da alegria". "Participar das atividades aqui no NAM é muito importante. Sabemos que as crianças carecem de atividades de lazer e o contato que temos com elas é receptivo porque vemos a felicidade estampada em cada rosto", comenta a acadêmica Silvia Renata, que foi monitora no pula-pula.

Depois de gastar energias com as brincadeiras, a equipe do Amigo do Índio preparou sanduíches a criançada. As atividades recreativas foram coordenadas pela professora Zélia Milani Parizotto.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source