From Indigenous Peoples in Brazil

News

Comissão da Câmara aciona MP contra Funasa e Funai

01/07/2008

Autor: Gabriela Lima

Fonte: Correio Braziliense - www.correiobraziliense.com.br



A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara entregará, na tarde desta terça-feira (1º/07) à subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, coordenadora da 6ª Câmara, responsável pelos temas indígenas na PGR, uma representação contra a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) no Distrito Federal, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundação Nacional do Índio (Funai). A CDHM acusa os órgão competentes de descaso, omissão e despreparo no atendimento à saúde inígena na capital brasileira.

Segundo o ofício enviado à procuradoria, o episódio da morte bárbara da jovem com deficiência Jaiya Pewewiio Tfiruipe Xavante, de 16 anos, na última quinta-feira (25/06), nas dependências da Casai, mostra desatenção das instituições públicas responsáveis pelo bem-estar dos povos indígenas. "Foi negligenciada proteção à vítima, ainda mais quando se sabe que em algumas etnias pessoas com deficiência podem ser sua vida objeto do desprezo e mesmo de sacrifício", diz o documento assinado pelo presidente da comissão, deputado Pompeo de Matos (PDT-RS).

Representantes da comissão alegam que nos últimos três anos, motivados por denúncias de comunidades indígenas, estiveram no local e verificaram problemas relacionados à higiene, atendimento e manutenção inadequada do ambiente. A representação diz ainda que não obteve resposta da Funasa sobre as constatações.

Para Pompeo de Matos é necessário a elaboração urgente de edital para a contratação de prestadores de serviço. Ele sugere um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para concurso público e treinamento desses profissionais de saúde. Atualmente, essas pessoas são contratadas por meio de um convênio entre uma ONG e a Funasa. O colegiado diz que já é rotina receber manifestações de lideranças indígenas reclamando do despreparo do quadro funcional da Casai.

A comissão pede ainda que sejam apuradas as responsabilidades sobre eventuais omissões e falhas de gestão da Casai; providências preventivas para assegurar que outras pessoas lá internadas, especialmente crianças com deficiência, tenham toda a segurança e o tratamento de saúde apropriados; e que um promotor seja designado para acompanhar as investigações sobre a morte da índia Jaiya.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source