From Indigenous Peoples in Brazil

News

No Conesul, greve da Funasa deixa índios sem assistência

03/07/2008

Fonte: Portal MS - www.portalms.com.br




Cerca de 12 mil índios que moram em aldeias de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira, na região de fronteira do Estado em Mato Grosso do Sul com o Paraguai, estão sem assistência com a adesão dos servidores da Funasa da região ao movimento grevista.

Os motoristas e agentes de saúde querem o retorno do abono de R$ 590,00 aos salários referentes a extinta "Indenização de Campo", que foi transformada em gratificação a "GACEN", que segundo os grevistas, passou a beneficiar apenas setores das categorias funcionais de agente de saúde pública e guardas de endemias, que desenvolvem trabalho de combate e controle de endemias em caráter permanente.

"Acontece que nas aldeias indígenas os agentes de saúde os agentes acabam atuando, de forma permanente no combate e no controle de endemias como tuberculose, hanseníase, chagas, leishmaniose e vacinação anti-amarílica entre outras ações que nos credencia a receber os recursos cobrados", argumentou um dos agentes de saúde grevistas ao relatar que o corte no abono significa uma perda no patamar de 40% nos salários dos agentes de saúde que prestam serviços a Funasa em todo o País.

Sem agentes e motoristas, os trabalhos preventivos de campo, como atendimento médico e odontológico estão parados. As viaturas estão paradas no pátio do Pólo Regional e somente a viatura de plantão permanece em operação para atender casos de extrema emergência.

Com a demanda represada aumentou o movimento na Casai (Casa do Índio), que funciona dentro do Pólo Regional. Segundo a Funasa, nas aldeias os agentes de saúde indígena e os postos de saúde estão funcionando normalmente, apesar da greve.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source