From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios apresentam cultura e costumes à classe estudantil

25/09/2002

Fonte: A Crítica (Manaus - AM)



Documentos anexos


O mundo indígena, com relatos e depoimentos, entrou ontem na escola pública pela voz dos próprios índios, durante a realização da 1ª Oficina Pedagógica Amazonas Indígena. O evento aconteceu no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e reuniu cerca de 400 pessoas, entre professores e alunos. O objetivo, segundo o presidente da Fundação Estadual de Política Indigenista do Amazonas (Fepi), Ademir Ramos, é reduzir o preconceito e aumentar a informação sobre a riqueza e o conhecimento indígena.

A oficina foi realizada nos três turnos de aula e contou com a participação de professores e alunos formandos do curso de magistério, do ensino médio. Foram palestrantes as lideranças indígenas Amarildo Machado Tukano, Gabriel Gentil Tukano, Jecinaldo Cabral Sateré, Jorge Terena, Jorge Miles da Silva, da etnia terena, além de Ademir Ramos, da Fepi, e o professor Frederico Arruda, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

"Está provado que um povo que desconhece sua origem não tem como afirmar sua identidade étnica", disse Ademir Ramos, ao explicar que a idéia de levar as lideranças indígenas para conversar com os professores e alunos é importante para mobilizar a escola em torno dos valores e conhecimentos desse povo.

"É fundamental, principalmente para esses alunos do ensino médio que vão trabalhar em sala de aula ao sair dessa escola, atuando como professores", justificou o presidente da Fepi, lembrando que o preconceito contra os povos indígenas ainda é muito grande e só por meio da escola será possível reduzi-lo. Para ele, o fato de as lideranças falarem para professores e alunos sobre sua história, lutas e projetos vai promover uma ampliação do conhecimento, ensinando as pessoas a pensarem no Amazonas não como problema, mas como solução.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source