From Indigenous Peoples in Brazil

News

Instituições indígenas debatem Registro Civil em Dourados

07/08/2008

Fonte: Dourados News - www.douradosnews.com.br




A Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Associação Nacional dos Rondonistas, em parceria com a Funai e com outros organismos que trabalham com a questão indígena no Estado para debater junto às lideranças Guarani, Kaiowá e Terena de todo o Mato Grosso do Sul, a importância de que os indígenas tenham o Registro Civil de Nascimento. O debate está sendo realizado hoje durante todo o dia no Auditório José Cerveira de da Prefeitura Municipal de Dourados.

A intenção do trabalho é dar a conhecer aos povos seus direitos, caso optem em ter o documento. A idéia é consultar as lideranças quanto ao assunto, realizar um estudo sobre a percepção desses grupos quanto ao direito ao nome, sobrenome e nacionalidade, diagnosticar a situação em que se encontra o sistema de Registro Civil dos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul, capacitar o pessoal que trabalha com o processo de registros, e a realização de um seminário com o Executivo Estadual, Funai, Funasa e Organizações indígenas para discutir e aprovar o projeto de ações intensivas integradas capazes de promover o acesso ao registro de nascimento para esses povos.

Para isso lideranças serão ouvidas, dados levantados, estudos de campo realizados e resultados avaliados. Depois os dados serão disseminados entre a comunidade acadêmica e organizações ligadas aos assuntos indígenas.

Pelo cronograma de trabalho, todo o estudo pode ficar pronto em 156 dias.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source