From Indigenous Peoples in Brazil

News

Brasil - Povos indígenas e meio ambiente na Raposa Serra do Sol

14/08/2008

Autor: Mario Wapichana*

Fonte: Adital - www.adital.com.br



A terra indígena Raposa Serra do Sol (RSS), localizada ao norte de nosso país, Brasil, no Estado de Roraima é habitada pelos povos indígenas Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Taurepang e Patamona, todos com culturas e diversidades ligadas diretamente com o meio ambiente. É formada pelas montanhas, matas ciliares, rios, lavrados, buritizais e varias espécies de aves, animais, peixes e plantas que suavizam o ar e a própria natureza. Com a chegada de invasões como: garimpeiros, fazendeiros e atualmente arrozeiros a população local teve impacto negativo na vida social tendo que viver no meio de poluição, violência e ser mão de obra escrava. A natureza teve mudanças drásticas, onde rios foram contaminados, lagos enterrados, peixes, animais e aves mortos, plantas tiradas tudo para dar lugar ao plantio ilegal de arroz que chegou para ocupar, poluir e destruir espaço.

Vários indígenas que vivem próximos sofrem com a poluição, quando os aviões laranjas sobrevoam o arrozal cheio de agrotóxicos. A saúde dos indígenas está contaminada com agrotóxico, um sistema de plantio que fere e mata.

Em Roraima, os indígenas possuem o seu próprio sistema de plantio voltado para a preservação, onde a vida da natureza é respeitada. Não tem famílias indígenas passando fome em terras indígenas porque a base alimentar é formada pela diversidade nutritiva perene.

O plantio de arroz em terras indígenas desnutre e mata os povos indígenas, além de ser um produto que não fortalece a saúde porque é apenas um complemento, com pouco elemento de nutrição.

Com várias mudanças ambientais, os indígenas tiveram também que mudar para poder se adequar, iniciando pela saúde, onde surgiram várias doenças que o conhecimento indígena fica impotente para cura. Mas tudo se dá de acordo com a cultura por que indígena não vai atrás de doença.

Em algumas comunidades, a integração direta com o conhecimento do capitalismo introduzida pelo agronegócio está individualizando os indígenas tornando-os ditadores, longe de ser milionários porque não faz parte da cultura e sim o mata.

Assim, a política partidária roraimense e os ditos patriotas defendem a integração indígena na "sociedade" para novamente tentar realizar o extermínio cultural. Lembramos a todos que o BRASIL é formado por diferentes culturas e modos de vida. Não existe regra para ter uma vida saudável e sim o próprio conhecimento e diversidade irá lhe dar a oportunidade.

Os povos indígenas da Raposa Serra do Sol, mesmo no meio de tantas imparcialidades, acreditam que o meio ambiente somente terá a oportunidade de ter vida longe da poluição e destruição. A vida de qualquer ser não depende de decisões superiores para continuar existindo, mas depende de nosso próprio sentimento. E grande extensão de terras sendo destruída não vai matar a fome dos inocentes. Só o nosso próprio respeito e partilha poderá sanar a fome.

Povos indígenas e meio ambiente não se distanciam e nunca estarão desunidos. Enquanto o leito do rio é desviado para manter vivo o arroz assassino, os povos procuram alternativas para revitalizá-los. Enquanto planos de guerrilha são realizadas na Raposa Serra do Sol, os povos indígenas trabalham para continuar tendo a roça com produção farta para colheita e alimentar os povos.

O POVO WAPICHANA ESTÁ FIRME NA LUTA PELA RAPOSA SERRA DO SOL NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE, DIREITOS, DIGNIDADE E VIDA.

A todos os amigos da natureza e do meio ambiente, os povos indígenas em Roraima com essa informação conta com vosso apoio. E no dia 27 de agosto de 2008 será mais um marco histórico dos povos indígenas onde o STF irá decidir sobre o destino da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Os povos indígenas esperam que com a Terra Indígena homologada em área contínua continue longe das invasões e destruições e que o meio ambiente possa respirar e ter vida.

Raposa Serra do Sol -RR, 11 de agosto de 2008.

* Liderança indígena do povo Wapichana
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source