From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas invadem posto de saúde do Surumu, diz prefeito

25/08/2008

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br



Índios contrários à revisão do processo de demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol invadiram na tarde de sábado o posto de saúde do Distrito de Surumu, segundo denúncia feita pelo prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero (DEM) à Folha.

Quartiero disse que os indígenas chegaram por volta de 16 horas, expulsaram os funcionários do posto médico e ameaçaram ocupar todos os órgãos públicos da vila. "Houve omissão na ocupação, pois o posto fica a menos de cinqüenta metros da base da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança", criticou.

O prefeito comunicou o problema ao secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima e a Superintendência Regional da Polícia Federal em Boa Vista. Ele também registrou boletim de ocorrência no posto da PF em Pacaraima.

Segundo o delegado Executivo da PF, Ivan Herrero, uma equipe composta por delegados e agentes foi enviada ao Surumu no mesmo dia, para verificar a situação. Com o retorno dos federais ontem, ele garantiu à equipe de Reportagem da Folha que não ocorreu invasão à unidade de saúde. Vários indígenas de outras regiões teriam chegado ao Surumu no sábado, para acompanhar do local, o julgamento da legalidade da homologação da terra indígena pelo Supremo Tribunal Federal, programado para esta quarta-feira, dia 27.

Eles teriam ficado alojados na parte externa do posto de saúde, por não haver local para abrigá-los, afirma o delegado. "Pela manhã esses índios receberam atendimento médico no posto de saúde. À tarde, como não tinham onde ficar, dormiram na parte externa do posto, mas não houve invasão às instalações internas do ambiente. Falei com o tuxaua do grupo que me assegurou que ainda hoje [ontem] iria instalar os indígenas em um local adequado", disse Herrero. (A.T)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source