From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas comemoram Independência

03/09/2008

Autor: Valéria Araújo

Fonte: Dourados Agora - www.douradosagora.com.br



Indígenas de Dourados estão em festa por conta da Semana da Pátria. Ontem foi a vez dos estudantes da Escola Agostinho, na Aldeia Bororó. Pela manhã eles realizaram várias atividades durante a hora cívica. Danças e rituais da cultura indígena marcaram a data. O evento contou com a participação da banda do Exército, o grupo Batuca Surdo e de autoridades municipais.

Durante discurso, o prefeito Laerte Tetila destacou a questão da demarcação de terras indígenas. Segundo ele, os índios vivem em condição de confinamento. "O Brasil é o lugar onde todos têm o direito de viver de forma pacífica e, para que isto aconteça, é necessário que os indígenas também tenham espaço. Não é justo que numa área de 3,5 mil hectares, residam mais de 12 mil indígenas", disse, observando que a reserva se assemelha à população e território de Fátima do Sul.

Lembrando da independência do Brasil, Tetila afirmou que é preciso uma integração de povos que virá através da abertura de espaço para todos e de forma justa.

Em entrevista ao O PROGRESSO, Tetila disse que os índios estão lutando por terras originárias e que a quantidade requerida não é elevada como vem se divulgando. Tetila acredita que a polêmica causada em torno da questão esteja relacionada a interesses eleitorais.

Para o secretário de Educação, Leopoldo Van Suypenne, houve um avanço na educação indígena, e isto valoriza a comunidade. "Hoje temos mais de 200 índios com formação em nível superior", comemora.

Segundo ele, a Prefeitura pretende investir para que haja redução da evasão escolar em meio aos indígenas. "A maioria se casa entre os 13 e 14 anos e deixa a escola. Isto é um fator que preocupa as autoridades. Estamos investindo para que os adolescentes tenham a oportunidade de estudar. Para isto estão sendo criadas novas salas e inclusão digital em todas as escolas de Dourados. Hoje a Agostinho conta com 500 alunos do pré ao 9º ano. De acordo com a coordenação da escola, durante toda a semana os estudantes vão realizar atividades especiais alusivas à Pátria. "Eles cantam e respeitam o Hino Nacional e a História do Brasil. Amam a terra em que vivem, apesar de muitas injustiças e preconceito que sofreram ao longo dos anos", comemora a coordenadora Aglaides da Silva Batista.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source