From Indigenous Peoples in Brazil

News

ONG Rettet den Regenwald rebate críticas

17/09/2008

Fonte: Coiab - www.coiab.com.br



Mais de 7000 pessoas já mandaram uma carta de protesto contra a hidroelétrica Belo Monte ao Presidente Lula da Silva. Esta carta de protesto é uma ação da ONG alemã Rettet den Regenwald (Salve a Selva) para ajudar a luta do povo brasileiro da bacia do Rio Xingu contra a destruição do rio deles. Rettet den Regenwald está claramente ao lado dos ribeirinhos, dos vários povos indígenas e das ONGs do Brasil que assinaram a Carta Xingu Vivo Para Sempre, em 23 de maio de 2008, em Altamira.

Mas agora alguns brasileiros e o jornal O Liberal do Pará (de 25 e 26 de agosto) criticam Rettet den Regenwald com xenofobia, porque estão incomodados pelo fato de pessoas de fora do Brasil se mobilizem para apoiar o movimento da população em defesa do Rio Xingu.

A ONG alemã Rettet den Regenwald responde que estas críticas não têm fundamento.Uma campanha para salvar um rio em qualquer parte do mundo não tem nada a ver com "internacionalização". Ao contrário, a construção de barragens com participação de empresas multinacionais e a mineração por multinacionais são na verdade a internacionalização da Amazônia. Um responsável pela ONG falou: "Nós não queremos nem menos nem mais do que dar apoio aos povos em defesa de seus rios e florestas e que precisam ter mais uma voz para ganhar mais visibilidade."

Na Carta Xingu Vivo para Sempre, assinada por vários povos indígenas e movimentos sociais do Brasil está escrito: "Nós, os que zelamos pelo nosso rio Xingu, não aceitamos a invisibilidade que nos querem impor e o tratamento desdenhoso que o poder público tem nos dispensado. Nos apresentamos ao país com a dignidade que temos, com o conhecimento que herdamos, com os ensinamentos que podemos transmitir e o respeito que exigimos. Esse é o nosso desejo, essa é a nossa luta. Queremos o Xingu vivo para sempre." E este também é o desejo da ONG Rettet den Regenwald. Nada menos e nada mais.

www.regenwald.org

www.salveaselva.org

Norbert Suchanek

Rio de Janeiro
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source