From Indigenous Peoples in Brazil

News

Embrapa faz Dia de Campo em Uiramutã e no Caroebe

17/10/2008

Fonte: Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br



Na próxima semana a Embrapa vai colocar em campo o conhecimento produzido em laboratório através de dois eventos conhecidos como Dia de Campo. O primeiro acontece na Comunidade Indígena do Ticoça, em Uiramutã, dia 21 (terça) e vai demonstrar o manejo adequado do solo com a aplicação de calagem e adubação para o cerrado.

Além disso, a idéia é valorizar o material genético da mandioca (base da alimentação indígena) e o conhecimento tradicional das comunidades. "Nós vamos acompanhar a colheita de 12 hectares de mandioca plantados com assessoria da Embrapa, da Secretaria do Índio e da Funai. Com o uso de uma plantadeira e os ensinamentos que repassamos, a comunidade vai ter capacidade de produção muito maior", explicou Ozélio Messias, articulador da Embrapa junto aos índios.

Ele reforça que uma máquina dessas faz o trabalho de 50 homens em um dia. E que, com isso, em breve eles poderão produzir não só para subsistência, mas também para o comércio, como já acontece na comunidade do Contão em Pacaraima. "Isso garante que eles tenham recursos para comprar os insumos para o plantio no ano seguinte".

ADUBAÇÃO - O outro Dia de Campo acontece dia 23 (quinta) na Unidade Demonstrativa de Banana , no Caroebe. Na ocasião, a pesquisadora Ranise Quirino e o analista Admar Bezerra vão repassar informações técnicas sobre trabalhos desenvolvidos com a banana. Admar vai esclarecer e incentivar a técnica da adubação de cobertura com composto orgânico. Ranise ministrará uma palestra sobre o uso de iscas para o monitoramento das brocas do rizoma da bananeira.

"É uma praga importante e que merece um monitoramento para evitar prejuízos. Aqui em Roraima ainda não temos um trabalho para saber se ela acontece e em que quantidade. Por isso queremos estimular os produtores a usar as iscas", disse.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source