From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios comemoram com dança da vitória

11/12/2008

Fonte: OESP, Nacional, p. A6



Índios comemoram com dança da vitória
Clima de tranqüilidade marca o dia na reserva em Roraima

Roldão Arruda e Loide Gomes

Na Vila Surumu, o principal foco das recentes tensões envolvendo a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, os índios comemoraram com danças a vitória obtida ontem no Supremo Tribunal Federal (STF). O temor de novos conflitos não se confirmou e o que mais chamou a atenção na região foi justamente o clima de tranqüilidade.

"Vamos lembrar esse dia 10 de dezembro como uma data histórica", disse o líder indígena Cristóvão Galvão Barbosa. Os índios acompanharam, por meio de telefonemas, cada um dos oito votos proferidos ontem pelos ministros do STF. A cada decisão, o resultado era anunciado ao microfone na quadra de esportes localizada no centro da vila.

Quando o placar fechou em oito votos a favor da demarcação contínua, eles fizeram a tradicional dança do parixara e tomaram caxiri, bebida de teor alcoólico feita a partir da mandioca.

Os índios já avaliam o que fazer nas terras ocupadas por arrozeiros. O Conselho Indigenista de Roraima quer ajuda de organizações não governamentais, da Embrapa e do Ministério do Meio Ambiente para que parte da área irrigada seja usada para a piscicultura e outra para a recuperação ecológica.

Em Boa Vista, os índios também dançaram em praça pública para comemorar a vitória esperada por mais de 30 anos. Desde o início da manhã, um grupo de cerca de 200 macuxis, uapixanas e ianomâmis se reuniu na Praça do Centro Cívico, onde fica a sede dos três Poderes. Pintados de branco, preto e vermelho, eles assistiram ao julgamento em um aparelho de televisão instalado ali mesmo.

OESP, 11/12/2008, Nacional, p. A6
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source