From Indigenous Peoples in Brazil
News
Inaugurada escola na comunidade Boca da Mata
19/03/2009
Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=58257
A Escola Estadual Indígena Antônio Horácio, localizada na comunidade Boca da Mata, município de Pacaraima, foi inaugurada na manhã de ontem e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Luciano Moreira.
Na escola, 20 professores atendem 305 alunos de dez comunidades indígenas. Foi entregue à comunidade quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros, depósitos, salas para direção e secretaria da escola.
O tuxaua da comunidade, José Nilton, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e a atenção dispensada às comunidades indígenas. Além disso, falou sobre o transporte escolar. "O transporte escolar que temos hoje é eficiente e atende dez comunidades indígenas da nossa região", disse.
Já o gestor Mário Ribeiro, disse que a escola é bem vinda mais ainda há muita coisa a ser feita na educação indígena. "Temos o sonho de transformar esta escola em uma escola com Ensino Integrado. Queremos implantar aqui o Ensino Profissionalizante. Isso vai ajudar muito o desenvolvimento da nossa comunidade", explicou Mário.
O secretário Luciano Moreira assumiu o compromisso de dar prioridade à educação. Falou também sobre a importância da capacitação dos professores. "Fazer educação é acima de tudo preparar e capacitar os professores para repassar os ensinamentos aos alunos", disse. Ele falou ainda sobre o investimento do Governo de Roraima na capacitação dos educadores através do projeto Tamî'kan e o Núcleo Insikiran.
Luciano Moreira fez um apelo aos alunos e a toda a comunidade: "Peço que todos vocês tenham zelo por esta escola, que conservem as carteiras, os laboratórios de informática, e as salas de aula. Que todos tenham um compromisso com a educação. "Uma educação de qualidade é a base do desenvolvimento do estado", concluiu Luciano.
REUNIÃO - Após a inauguração da escola, o secretário se reuniu com professores, gestores, prefeito de Pacaraima, Altemir Campos, representantes das comunidades indígenas e técnicos da Secretaria para discutir assuntos sobre o Concurso Indígena, apoio às comunidades e outros problemas relacionados à educação indígena de Roraima.
Na escola, 20 professores atendem 305 alunos de dez comunidades indígenas. Foi entregue à comunidade quatro salas de aula, laboratório de informática, banheiros, depósitos, salas para direção e secretaria da escola.
O tuxaua da comunidade, José Nilton, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e a atenção dispensada às comunidades indígenas. Além disso, falou sobre o transporte escolar. "O transporte escolar que temos hoje é eficiente e atende dez comunidades indígenas da nossa região", disse.
Já o gestor Mário Ribeiro, disse que a escola é bem vinda mais ainda há muita coisa a ser feita na educação indígena. "Temos o sonho de transformar esta escola em uma escola com Ensino Integrado. Queremos implantar aqui o Ensino Profissionalizante. Isso vai ajudar muito o desenvolvimento da nossa comunidade", explicou Mário.
O secretário Luciano Moreira assumiu o compromisso de dar prioridade à educação. Falou também sobre a importância da capacitação dos professores. "Fazer educação é acima de tudo preparar e capacitar os professores para repassar os ensinamentos aos alunos", disse. Ele falou ainda sobre o investimento do Governo de Roraima na capacitação dos educadores através do projeto Tamî'kan e o Núcleo Insikiran.
Luciano Moreira fez um apelo aos alunos e a toda a comunidade: "Peço que todos vocês tenham zelo por esta escola, que conservem as carteiras, os laboratórios de informática, e as salas de aula. Que todos tenham um compromisso com a educação. "Uma educação de qualidade é a base do desenvolvimento do estado", concluiu Luciano.
REUNIÃO - Após a inauguração da escola, o secretário se reuniu com professores, gestores, prefeito de Pacaraima, Altemir Campos, representantes das comunidades indígenas e técnicos da Secretaria para discutir assuntos sobre o Concurso Indígena, apoio às comunidades e outros problemas relacionados à educação indígena de Roraima.
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