From Indigenous Peoples in Brazil

News

Polícia investiga morte de indígena em Mato Grosso

13/01/2003

Fonte: Site do Terra



O Ministério da Justiça deslocou uma equipe da Polícia Federal para investigar a morte do líder indígena Marcos Veron, em Mato Grosso do Sul. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos quer descobrir os responsáveis pelo crime.
"Vamos tomar providência com força no sentido de apurar e punir os culpados", afirmou. O ministro disse que o índio Marcos Veron foi assassinado em um conflito fundiário.

O líder do grupo de índios guarani-caiuá que invadiu a fazenda Brasília do Sul, em Juti, no interior de MS, morreu hoje de manhã no Hospital Evangélico de Dourados. De acordo com informações dos índios, ele foi espancado por jagunços da fazenda e jogado em uma estrada que liga ao distrito de Cristalina, entre Juti e Caarapó.

O médico legista ainda não fez o exame no corpo do indígena para confirmar a causa da morte. Veron estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Durante a invasão, um sobrinho de Marcos Veron foi baleado e também levado para o hospital. Reginaldo Veron foi medicado e já está fora de perigo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source