From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas realizam encontro de rezadores em Caarapó

23/06/2009

Autor: Jefferson da Luz

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/



A aldeia Teykue, em Caarapó, será a sede para o Segundo Encontro de Rezadores do Povo Guarani-kaiowa, que acontece amanhã, 24 de junho. O objetivo do evento é fortalecer a cultura dos povos indígenas. Na ocasião, estarão presentes cerca de quarenta rezadores.

A principal atividade do evento será o batismo das sementes de milho e da terra onde serão plantadas. Além dos rituais espirituais da etnia, também serão preparadas comidas e bebidas típicas, como a "Chicha", que é feita com mandioca.

Também está programada a criação de um espaço para os rezadores, onde eles terão um local para praticarem suas crenças e ainda trocar idéias com relação às formas em que as comunidades lutam para manter viva sua cultura tradicional.

Os rezadores aproveitaram o momento para usarem suas crenças ancestrais para pedirem a intervenção em questões atuais que afligem os povos indígenas no Estado e no país, tais como: o confinamento de aldeias em pequenas áreas, a expansão do agronegócio, e a monocultura.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source