From Indigenous Peoples in Brazil

News

Concluída obra da Escola Guateka

16/07/2009

Fonte: Douradosagora - http://www.douradosagora.com.br/



Foram concluídas, no início desta semana, as obras de construção da nova Escola Guateka "Marçal de Souza", localizada na Reserva Indígena de Dourados. A previsão é de que a escola seja inaugurada nas próximas semanas pelo governador André Puccinelli (PMDB) e pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e já seja disponibilizada aos estudantes das aldeias Jaguapiru e Bororó.

A nova Escola Guateka substitui o antigo prédio de pau-a-pique que existia até no ano passado, na Reserva Indígena. A construção de um novo prédio para a Escola "Guateka" é uma conquista do mandato de Geraldo Resende, que viabilizou, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Educação, R$ 726.954,50 para a execução da obra.

O empenho dos recursos para a obra aconteceu no final de 2007, depois de várias gestões do deputado junto ao Ministério da Educação. Esse dinheiro faz parte de um total de R$ 5,2 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para Mato Grosso do Sul. "Atendendo nossas reivindicações, tanto o ministro quanto o governador e a secretária, reconheceram a luta e as dificuldades dos estudantes das aldeias douradenses, bem como a necessidade de garantir acesso à educação a todos os povos, principalmente no caso das crianças em idade escolar, que sofrem com a falta de condições de estudo", salienta Geraldo Resende.

Segundo o parlamentar, a nova Escola Guateka tem toda a estrutura necessária para oferecer uma educação de qualidade à comunidade indígena de Dourados.

"Estivemos visitando as obras da Escola Guateka, na semana passada, e podemos perceber que se trata de uma bela instituição de ensino. Estamos muito felizes em ter participado deste processo e esperamos estar entregando essa conquista tão importante à comunidade indígena em um curto espaço de tempo. Acredito que valeu a pena esperar para ver uma escola tão bonita".

O novo prédio tem 480 metros de área construída num terreno de 10 mil metros quadrados. Também terá um bloco pedagógico composto por seis salas de aula, uma sala de informática e uma sala de leitura.

No bloco administrativo, haverá salas para diretoria, arquivo, dois sanitários, secretaria e almoxarifado. O setor de serviços será composto por vestiários, sala para material de limpeza, área de serviço, despensa, cozinha e sanitários masculino e feminino. A escola terá, ainda, um pátio coberto em forma de oca.

AMPLIAÇÃO

No entanto, Geraldo já está trabalhando com a possibilidade de ampliação da unidade escolar. Recentemente, o parlamentar encaminhou ao Governo do Estado o pedido de ampliação da Escola Guateka, com a construção de mais um bloco para abrigar um Centro Profissionalizante voltado para a formação profissional da comunidade indígena em diversas áreas, como sucro-alcooleiro, mecânica de máquinas agrícolas, informática, artesanato e culinária.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source