From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF solicitará reunião entre índios de Aquidauana e MJ

06/10/2009

Autor: João Humberto

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=268830



O procurador da república no Estado, Emerson Kalif Siqueira, vai encaminhar ofício ao MJ (Ministério da Justiça), para que o órgão acelere o processo de declaração de terra indígena do território Taunay/Ypeg, em Aquidauana, e marque uma audiência com representantes indígenas desta área. Índios de aldeias adjacentes reivindicam essas terras, com partes ocupadas atualmente por fazendeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, a Funai (Fundação Nacional do Índio) já decretou o território como terra indígena, em janeiro deste ano. Há praticamente nove meses, o processo está para ser julgado no MJ.

Em consequência da morosidade, os índios de aldeias de Aquidauana realizaram hoje o bloqueio da BR-262. Representantes das aldeias Ypeg, Bananal, Água Branca, Morrinhos, Ibirussú e Lagoinha participaram da mobilização.

O cacique da aldeia Lagoinha, Alcery Marques, esclarece que a área Taunay/Ypeg mede 33,9 mil metros quadrados. Segundo ele, não existe recurso de fazendeiros contra a decisão da Fundai.

Para o cacique Ramiro Luiz Mendes, da aldeia Ypeg, o que falta é boa vontade do MJ em julgar logo o processo. "Vamos dar duas semanas para o Ministério da Justiça agilizar esse processo e confirmar uma audiência conosco. Se isso não acontecer, iremos programar mais mobilizações".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source