From Indigenous Peoples in Brazil

News

Noventa índios dançam na Paulista e são recebidos por juízes

22/10/2009

Fonte: R7 notícias - http://migre.me/9L8e




Eles querem a demarcação de 17 mil hectares de terra no Mato Grosso do Sul

Do R7

Depois de dançarem em frente ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), na avenida Paulista, em São Paulo, os 90 índios da etnia terena foram recebido pelos desembargadores Marli Ferreira e Nelton dos Santos.

Os índios moram na reserva de Buriti, a 90 km de Campo Grande (MS). Representantes de nove aldeias, eles vieram à capital paulista para falar ao Tribunal sobre as dificuldades que vivem em suas aldeias há alguns anos.

Eles também queriam entender o andamento de um processo que corre no TRF-3 em que eles reivindicam 17 mil hectares de terra onde vivem cerca de 6.000 índios.

O desembargador federal Nelton dos Santos explicou os trâmites processuais, afirmando que já houve julgamento e que agora a ação deverá ser analisada por de 12 magistrados.

A magistrada marcou para o dia 5 de novembro, às 10 horas, na Justiça Federal de Campo Grande, uma conferência de conciliação e sugeriu aos líderes indígenas e aos produtores rurais que pensassem bem na proposta de negociação e acordo, pois "na conciliação, não há vencedor, nem vencido. Todos ganham. Cada um cede um pouco para termos a paz social".

Antes de serem recebidos, os índios começaram a dançar em frente ao prédio na avenida Paulista, e foram aplaudidos por quem passava pelo local.

Os índios, que chegaram nesta madrugada à capital paulista, ameaçavam interditar a avenida se não fossem atendidos pelo TRF.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source