From Indigenous Peoples in Brazil

News

Reunião em SP sobre demarcação deixou índios animados

23/10/2009

Autor: João Humberto

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=270693



Índios terena de Mato Grosso do Sul que participaram ontem de reunião no TRF3 (Tribunal Regional da 3ª Região), em São Paulo (SP), estão satisfeitos com o resultado do encontro que discutiu reivindicações deles quanto à ocupação de uma área de 17 mil hectares em Sidrolândia.

Conforme o professor e cacique da aldeia Buriti, Arildo Hanaíti, amanhã, às 8h, o grupo de índios que foi até São Paulo irá se reunir com os cerca de 180 indígenas que ocupam a fazenda Querência São José.

Hanaíti informou ao Campo Grande News que o grupo de 90 índios terena - dentre eles 9 caciques - que foi ontem a São Paulo, juntamente com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) acabou de chegar no Estado.

A presidente do TRF3, desembargadora federal Marli Ferreira, marcou uma conferência de conciliação para o dia 5 de novembro, às 10 h, entre líderes indígenas da etnia Terena e fazendeiros, na Justiça Federal de Campo Grande. A decisão foi resultado da reunião.

O relator do processo, desembargador federal Nelton dos Santos, também participou da reunião e explicou aos representantes de nove aldeias de Sidrolândia os trâmites judiciais e o andamento do processo.

O desembargador federal explicou que a ação já julgada pela Turma Especializada (grupo de quatro juízes) deverá ser apreciada pela Seção (grupo de 12 magistrados).

"A presidente nos deu uma luz. Vamos discutir com todos", falou o índio Samuel Dias à assessoria de imprensa do TRF3 ontem. "A doutora acaba de anunciar um grande avanço para a Justiça e para o país", afirmou o produtor Vanth Vanni Filho na ocasião.

"Voltamos bastante animados de São Paulo e achamos que os produtores poderão ceder de um lado e os índios de outro. Eu acredito que haverá acordo", frisou Arildo.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source