From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ação do Bolsa Família garante benefício nas aldeias

26/10/2009

Fonte: Agora MS - http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=158958




A Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria de Assistencial Social começou a fazer nas aldeias, o recadastramento dos indígenas incluídos no Bolsa Família. A ação que aconteceu na Escola Tengatui Marangatu na Aldeia Jaguapiru, é a garantia das famílias para continuar recebendo o benefício.

O recadastramento é uma das ações da prefeitura para manter e ampliar este e demais projetos sociais, que servem como assistência ás famílias em condição de vulnerabilidade. O prefeito Ari Artuzi(PDT) acompanhado de assessores do município e de lideranças indígenas, prestigiou a ação do Bolsa Família que além da renovação do cadastro dos beneficiários, serviu ainda para os indígenas esclarecem dúvidas a respeito do direito ao benefício.

Concedido pelo Governo Federal através das prefeituras, o Bolsa Família é uma ajuda de custo mensal ás famílias de baixa renda, para que elas mantenham os filhos na escola. De acordo com o coordenador do programa social em Dourados, Marcos de Souza, a principal exigência para a concessão e a manutenção do benefício é que as crianças e jovens em idade escolar estejam freqüentando regularmente a sala de aula.

Para que a proposta do programa que é de dar condições ás famílias mais humildes de investir no estudo dos filhos seja cumprida, cabe aos municípios fazer a devida fiscalização, informou o coordenador. Somente na Reserva Indígena de Dourados que compreende as aldeias Jaguapiru e Bororo, são 2500 famílias que recebem mensalmente o benefício.

A secretária de Assistência Social, Itaciana Pires Santiago, disse que o município tem sido parceiro do Governo Federal, no bom andamento do programa em todas as regiões. Ela explicou que as ações do Bolsa Família que visam o maior controle do projeto social, para atender quem realmente precisa, têm sido intensificadas.

Itaciana observou que a Secretaria de Assistência Social em um trabalho conjunto com as secretarias municipais de Educação e Saúde, tem fiscalizado a aplicação do benefício e acompanhado de perto os resultados. Além deste, o município mantém outros programas sociais na Reserva Indígena como o Projovem, o Centro de Referência em Assistência Social(Cras), entre outros.

As ações nas aldeias não se limitam á área social, há uma prestação de serviços e atendimentos em saúde, educação, esporte e lazer. A maioria destes projetos é resultado de parceria com o Governo Federal, através dos órgãos de proteção ao índio como a Funai e a Funasa.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source