From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas acampam em frente Funai pela saída de Margarida

07/11/2009

Fonte: Douradosagora - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=267872




Lideranças e representantes de aldeias indígenas da Região Sul do Mato Grosso do Sul estão acampados defronte prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Dourados. Caras pintadas, cocares nas cabeças, homens, mulheres e crianças seguram bastões com penas coloridas e mostram que não estão dispostos a arredar pé dali. Eles dizem que não sairão do local até que a administradora Margarida Nicoletti seja exonerada.

A iniciativa deles ganhou força depois da visita do governador André Puccinelli, que estave na cidade de Dourados na sexta-feira. Durante entrega de casas, cestas básicas e patrulhas, na Aldeia Jaguapiru, ele disse aos indígenas que Margarida não deveria ser empecilho entre ações do governo e os nativos.

Dezenas de lideranças começaram a chegar na noite de sexta-feira, em frente o prédio da Funai de Dourados. Eles estão inflexíveis e, apesar de Margarida Nicoletti ter dito que só não saiu antes do fim do ano, do cargo, para atender pedido do presidente Marcio Meira (Funai), os índios exigem a imediata retirada dela.

Durante assembléia na Reserva Indígena, quarta-feira passada, as lideranças chegaram a barrar a saída de Margarida, que participava da reunião juntamente com o procurador do Ministério Público Federal Marco Antonio Delfino de Almeida.

Naquele dia, a pedido dos indígenas, Margarida assinou pedido de exoneração do cargo. O documento é um abaixo-assinado por todos as lideranças. Eles também querem que o novo administrador seja um representante indígena>

O procurador e Margarida foram a aldeia inicialmente para discutir a segurança no local. Os indígenas querem a volta do policiamento ostensivo no local.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source