From Indigenous Peoples in Brazil

News

Marina critica violência contra índios e quer apuração

23/11/2009

Autor: Fernanda França

Fonte: Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=5&id=274022




A senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à presidência da República, repudiou hoje a violência contra índios em Mato Grosso do Sul como alternativa para solucionar conflitos agrários no Estado.

Ela defendeu uma força-tarefa para elucidar a morte do professor indígena Genivaldo Verá e o sumiço de seu primo, Olindo Verá.

"É fundamental que o Ministério Público, a Polícia Federal, o Ministério da Justiça trabalhem no sentido de fazer uma investigação justa, para que os culpados sejam punidos e que tenha fim esse processo de violência", declarou, durante reunião com movimentos sociais, na Câmara Municipal de Campo Grande.

"É fundamental que a Funai, junto com Ministério Público e Ministério da Justiça trabalhem juntos, façam uma verdadeira força-tarefa para promover o diálogo e a partir dele, buscar formas corretas e legais de resolver esses conflitos sociais", complementou.

Os dois professores desapareceram no dia 31 de outubro, durante um confronto com supostos seguranças contratados para retirar os indígenas de uma fazenda.

A secretaria de Segurança Pública do Estado já confirmou a morte de Genivaldo, mas seu primo ainda não foi localizado.

O próprio governador André Puccinelli deu detalhes sobre a morte, na sextra-feira passada. Segundo ele, Genivaldo foi jogado no rio já sem vida, vítima de um golpe contra o peito do professor, provavelmente com uma barra de ferro.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source