From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funasa-RS e povo Kaingang comemoram sucesso de projeto de saúde mental

08/12/2009

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not1049.html



Todas as segundas-feiras paralelamente ao atendimento regular da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, vem sendo desenvolvido na aldeia Kaingang Fág Nhim, em Porto Alegre, um projeto-piloto de saúde mental que ontem encerrou seu primeiro ano de experiência. Implementado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e UFRGS, a proposta foi recebida com alguma desconfiança, inicialmente, mas acabou ganhando a adesão da comunidade, que comemorou com almoço, churrasco e manifestações de agradecimento pela iniciativa, com as presenças do coordenador regional da Funasa, Gustavo de Mello e o chefe da Assessoria de Saúde Indígena, Jair Pereira Martins.

Chamado "Conviver para Viver Melhor", o projeto começou a ser discutido com a comunidade e suas lideranças ano passado, tendo início em maio deste ano. Consiste em reunir a comunidade semanalmente, para que ela desenvolva atividades de resgate da sua cultura, onde possam debater seus problemas, suas frustrações, suas expectativas e suas propostas. O Centro Cultural, que há muito tempo estava fechado, foi reaberto, tornando-se um local de confraternização onde os indígenas participam de animadas rodas de diálogo e fazem os almoços das segundas-feiras, recuperando antigas práticas alimentares das aldeias, como o pijé, uma comida feita à base de milho que muitos jovens sequer conheciam.

A psicóloga Bianca Sordi Stock, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lembra que havia muitos conflitos na comunidade, constituída de 115 indígenas, na Lomba do Pinheiro. As brigas de vizinhos eram frequentes, além de problemas com o álcool. A situação melhorou muito com esses encontros, afirma a psicóloga, a convivência agora é pacífica e até mesmo a recente troca de cacique, geralmente conflituosa entre os kaingang, aconteceu de forma tranqüila. "Foi um excelente trabalho que fizeram, porque uniu a nossa comunidade, agora temos um modo de convivência que melhorou o relacionamento de uns com os outros", confirma Claudemir Souza de Carvalho, 34 anos, participante da atividade desde o começo.

O cacique Ari Ribeiro agradeceu à Funasa o apoio e manifestou o desejo de que o programa continue no próximo ano. Ele destacou casos de pessoas com dependência alcoólica que estão se recuperando graças ao programa de saúde mental. "O fortalecimento da convivência entre os moradores e a reativação do Centro Cultural comprovam o sucesso do programa, trazendo inclusive a diminuição do uso de medicamentos, e por isso podemos garantir que ele terá continuidade em 2010", afirmou Jair Martins.

Já o coordenador da Funasa saudou os indígenas e cumprimentou a equipe da Funasa responsável pela implantação do programa, constituída pelo terapeuta ocupacional Claudemir Vaz (Kaingang) e a socióloga Jane Pilar, servidores da Funasa, Bianca Stock e Ricardo Cechin, da Ufrgs. "Este é um trabalho que nos dá muito orgulho, porque a nossa equipe neste projeto é capaz de se articular com a comunidade, que é dona de seu destino, pois o que garante o nosso futuro é o nosso compromisso com a defesa de nossos direitos. O povo Kaingang está de parabéns por essa conquista", disse Gustavo de Mello.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source