From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas elegem líder da aldeia Jaguapiru

22/12/2009

Fonte: Douradosagora - http://douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=271247



A aldeia Jaguapiru realizou ontem a sexta eleição para escolha de lideranças. Cinco chapas disputaram o pleito para nomear Capitão e vice, presidente e vice presidente do conselho e secretário executivo. A escola Ramão Martins foi o palco da festa democrática. Foram votantes os jovens, adultos e idosos, das três etnias.

Todos os índios maiores de dezesseis anos e moradores da aldeia Jaguapiru exerceram o direito ao voto. Duas mesas receptoras foram montadas em uma das salas da escola Ramão Martins para receber a comunidade.

A eleição teve início às 8h. Logo assim que se encerrou, às 17h, a Comissão Eleitoral fechou as urnas e realizou o processo de contagem. Foi eleito com 779 votos o Terena/Guarani Vilmar Martins, da chapa Branca. Os demais concorrentes tiveram os seguintes votos: O terena Laucídio Flores (verde) com 277 votos; o Kaiowá Diomar Peixoto (vermelho), obteve 95 votos; o guarani Renato de Souza (azul) teve 55 votos e o cacique Catalino (amarelo), 21 votos. Participaram do processo de eleição 1276 indígenas, dos quais 17 votaram nulo e oito em branco.

A eleição teve como observador o Advogado Wilson Matos da Silva, presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da OAB/MS, do bacharel em direito índio Kadiweu Ezequias Vergilio, representante do ODIN Observatório de Direitos Indígenas e também do assistente social kenedy de Souza Morais, da etnia guarani.

A escolha de um líder por meio do voto direto renova as esperanças da comunidade em afastar definitivamente "sanguessugas" de índios, também definidos na língua kaiowá como O'NHEMONIRÕ, o que coloca entre o índio e o seu desejo.

A Eleição teve amparo legal no artigo 231 da Constituição Federal, que reconhece as organizações indígenas legitimadas pelos próprios índios, afastando definitivamente os pseudos lideres cooptados e impostos à legitimar os desmandos nas políticas públicas. Por isso todos os candidatos vencidos e vencedores festejaram ao anúncio final do resultado do pleito.

A posse do novo líder que comandará a Aldeia Jaguapiru nos próximos quatro anos será no dia primeiro de janeiro de 2010, em solenidade marcada para às 8h na escola Tengatuí Marangatú.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source