From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai diz que índios foram expulsos de suas terras

17/04/2003

Fonte: Correio do Estado-Campo Grande-MS



O relatório da Funai feito pela antropóloga Themis Quezada, que está em fase de conclusão, cita que o grupo indígena liderado pelo cacique assassinado Marcos Veron é "o mesmo que em 1953 foi constrangido a deixar a Aldeia Taquara e embarcar de caminhão com seus pertences. Conforme consta, foi um ato irregular de desocupação da área, hoje denominada Fazenda Brasília do Sul, a mando da chefia da 5ª Inspetoria Regional do Serviço de Proteção ao Índio (SPI), vinculado ao então Ministério da Agricultura".
Segundo o documento, "a ordem visava atender a um pedido da Companhia Mate Laranjeira S.A., feito em carta datada de 28 de janeiro de 1953, a qual se apresentava como proprietária da referida área".
Nos documentos da época encontrados pela antropóloga, é citado que os índios tinham plantações e habitavam aquelas terras pelo menos desde 1930. Mas o que mais chamou a atenção da antropóloga foram documentos encontrados de 1927 onde o SPI advertia a Mate Laranjeira sobre abusos praticado contra índios que formavam um grande número dentro das matas daquela área.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source